Posts Recentes

Sigam-me, os bons!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Palhaços de Cabaças - Alegria Geral



Vejam como unimos recursos naturais com materiais recicláveis e confeccionamos um lindo brinquedo para a criançada.

Palhacinho de Cabaça:
o que era e o que virou:
Copinhos de danone = chapéu do palhaço
Sobras de lã = cabelo do palhaço
Cabaça = cabeça do palhaço
Sobras de eva = olhos e bocas dos palhaços
Sobras de feltro = laços
Retalhos de tecido = babadinhos
Sobras de mangueira para fiação = "corpinho"

                  A primeira vez que usamos a cabaça para atividade com as crianças em sala de aula, eu era auxiliar da arte-educadora Tia Dulce, foi com ela que aprendi muitas coisas criativas e interessantes, para desenvolver com as crianças em aulas de artes, portanto, a ela devo muito, e sei que não conseguirei retribuir.
Na epóca fizemos  um boneco, cada criança fez o seu boneco, com suas caracteristicas próprias. Já neste projeto adaptei a ideia para a realidade das minhas crianças de 2 anos, assim sendo, a cabaça também conhecida como porongo em algumas regiões do país, transformou-se em palhaço. Optamos pelo palhaço devido a febre atual dos personagens Patati e Patata, que acabam se tornando a referência mais viva de palhaços para as crianças. Existe tanto o lado positivo como também o negativo. Se por um lado a televisão massifica com apenas dois personagens, por outro lado podemos, nós educadores, nos apropriarmos disso e possibilitarmos novas referências visuais, ricas e concretas. No final quem ganha são as crianças. Depois postarei mais detalhes sobre a realização do projeto. Até breve.


                                  O mais legal desta brincadeira é que devido ao peso da cabaça sobre a mangueira ele está em constante movimento, assim ele se trasforma em um fantoche divertido. Lembrando ainda que as sementes dentro da cabaça produz sons diversos e a criançada curte muito.





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barrinha

Encontre o que você precisa pelos Tags do meus Marcadores: