Posts Recentes

Sigam-me, os bons!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Evangelização - O Barro Desobediente - Neio Lúcio - Chico Xavier - Alvorada Cristã. Personagens em EVA.

                                  




O Barro Desobediente - Instituto André Luiz - All Rights Reserved

.O BARRO DESOBEDIENTE
Neio Lúcio
Francisco Cândido Xavier

"Que será de ti quando te conduzirem ao forno? Não passarás de matéria endurecida e informe, sem qualquer utilidade ou beleza.
Sem sacrifício e sem disciplina, ninguém se eleva aos planos da vida superior!..."
Houve um oleiro que chegou ao pátio de serviço e reparou com alegria um pequeno bloco de barro. Contemplou-o, enlevado, em face da cor viva com que se apresentava e falou:
- Vamos! Farei de ti delicado pote de laboratório. O analista alegrar-se-á com teu concurso valioso.
Imensamente surpreendido, porém, notou que o barro retrucava:
- Oh! Não, não quero! Eu, num laboratório, tolerando precipitações químicas? Por favor, não me toques para semelhante fim!
O oleiro, espantado, considerou:
- Desejo dar-te forma por amor, não por ódio. Sofrerás o calor do forno para que te faças belo e útil ... Entretanto, porque te recusas ao que proponho, transformar-te-ei numa caprichosa ânfora destinada a depósito de perfumes.
- Oh! Nunca! Nunca! ... - exclamou o barro isto não! Estaria exposto ao prazer dos inconscientes. Não estou inclinado a suportar essências, através de peregrinações pelos móveis de luxo.
O dono do serviço meditou muito na desobediência da lama orgulhosa, mas, entendendo que tudo devia fazer por não trair a confiança do Céu, ponderou:
- Bem, converter-te-ei, então, num prato honrado e robusto. Comparecerás à mesa de meu lar. Ficarás conosco e serás companheiro de meus filhinhos.
- Jamais! bradou o barro, na indisciplina isto seria pesada humilhação ... Transportar arroz cozido e aguentar caldos gordurosos na face? Assistir, inerme, às cenas de glutonaria em tua casa? Não, não me submetas! ...
O trabalhador dedicado perdoou-lhe a ofensa e acrescentou:
- Modificaremos o programa ainda uma vez. Serás um vaso amigo, em que a límpida água repouse. Ajudarás aos sedentos que se aproximarem de ti. Muita gente abençoar-te-á a cooperação. Despertarás o contentamento e a gratidão nas criaturas! ...
- Não, não! protestou a argila não quero! Seria condenar-me a tempo indefinido nas cantoneiras poeirentas ou nas salas escuras de pessoas desclassificadas. Por favor, poupa-me! Poupa-me! ...
O oleiro cuidadoso considerou, preocupado:
- Que será de ti quando te conduzirem ao forno? Não passarás de matéria endurecida e informe, sem qualquer utilidade ou beleza. Sem sacrifício e sem disciplina, ninguém se eleva aos planos da vida superior.
O barro, todavia, recusou a advertência, bradando:
- Não aceito sacrifício, nem disciplina ...
Antes que pudesse prosseguir, passou o enfornador arrebanhando a argila pronta, e o barro desobediente foi também conduzido ao forno em brasa.
Decorrido algum tempo, a lama vaidosa foi retirada e ó surpresa! não era pote de laboratório, nem ânfora de perfume, nem prato de refeição, nem vaso para água e, sim, feio pedaço de terra requeimada e morta, sem qualquer significação, sendo imediatamente atirada ao pântano.

Assim acontece a muitas criaturas no mundo. Revoltam-se contra a vontade soberana do Senhor que as convida ao trabalho de aperfeiçoamento, mas, depois de levadas pela experiência ao forno da morte, se transformam em verdadeiros fantasmas de desilusão e sofrimento, necessitando de longo tempo para retornarem às bênção da vida mais nobre.

(Do livro "Antologia da Criança", pelo Espírito Neio Lúcio, Francisco Cândido Xavier)NOTA: O link abaixo contém a relação de livros publicados por Chico Xavier e suas respectivas editoras:http://www.institutoandreluiz.org/chicoxavier_rel_livros.html

Realização:
Instituto André Luiz
http://www.institutoandreluiz.org/
Evangelizando Corações - Instituto André Luiz - Material apropriado para o culto do Evangelho no Lar, Evangelização de Crianças e Jovens, Encontro de Pais e Palestras em geral.
© Instituto André Luiz - 1999 - 2012 / Todos os direitos reservados / All Rigths Reserved
Entidade Brasileira Sem Fins Lucrativos / Brazilian Non-profit Entity
Essencialmente ESPÍRITA.
Imagem: "O Barro Desobediente"
Arte Digital: Lori

Ao repassar/republicar, favor conservar os créditos. | Exclusivamente para uso não-comercial.
By passing on /republish, please keep the credits. | Exclusively for non-commercial use.
Por favor, leia as "Regras de Uso" para o material do site aqui.



Aviso importante:

O texto original foi extraído do site acima, entretanto as alterações de cores e formatos foram com intuito de uma melhor visualização e/ou aplicação para sala de aula. 

Vocabulário:
(é de extrema importância conhecermos e explicarmos os significados das palavras para que amplie a compreensão do texto, principalmente porque sabemos que cada dia que passa a leitura e assim a ampliação vocálica é menor) oleiro:
o.lei.ro 
sm (lat ollariu1 Aquele que trabalha em olaria. 2 Dono de olaria.
Olaria:
o.la.ri.a 
sf (lat olla+aria) Fábrica de louça de barro, manilhas, telhas e tijolos.

barro:
bar.ro 
sm (voc pré-romano1 Terra empregada no fabrico de vasos, vasilhas e louças.2 Argila.
inconscientes:
in.cons.ci.en.te 
adj (in+consciente1 Que não é consciente. 2 Praticado sem consciência. 3Que não tem noção do que faz; irresponsável. s m+f Pessoa que não procede com consciência ou conhecimento claro do que faz. sm Psicol A parte da nossa vida da qual não temos consciência; subconsciente. Var erud: incônscio.
essências:
es.sên.cia 
sf (lat essentia1 Natureza íntima das coisas; aquilo que faz que uma coisa seja o que é, ou que lhe dá a aparência dominante; aquilo que constitui a natureza de um objeto. 2 Existência no que ela tem de mais constitucional. 3 Significação especial. 4 Ideia principal. 5 Distintivo. 6 Líquido muito volátil e sem viscosidade, ou substância aromática que se extrai de certos vegetais; óleo essencial; óleo volátil. Bot Designação comum a cada espécie arbórea. Dir O que é indispensável a um ato ou contrato para lhe dar existência legal. Filos A natureza primeira das coisas que se opõe ao que nelas seja acidental. E. eterna:Deus. E. humana: a humanidade. E. prima: a origem, a causa principal.
lama :
la.ma1
sf (lat lama1 Mistura de terra, ou argila, e água; lodo.
robusto:
ro.bus.to 
adj (lat robustu1 Que manifesta boa saúde e robustez; vigoroso. 2 Valente, duro, potente. 3 Forte, ingente, temeroso. 4 Que resiste à violência; que tem boa construção. 5 Apto para os esforços do pensamento, para as criações intelectuais. 6 Influente, poderoso. 7 Firme, inabalável, rígido. 8 Diz-se de uma nação que manifesta grande vida nas suas instituições, grande amor às suas leis e costumes.
inerme:
i.ner.me 
adj (lat inerme1 Que não está armado. 2 Sem meios de defesa. Bot Sem espinhos ou acúleos. Zool Aplica-se ao órgão ou forma animal desprovida de espinhos ou puas.
 glutonaria:
glu.to.na.ri.a 
sf (lat gluttone) Qualidade ou vício de glutão. Var: glutoneria, glutonia.
Glutão:
glu.tão 
adj+sm (lat gluttone) Que, ou o que come muito e com voracidade. sm ZoolMamífero carnívoro (Gulo gulo), da família dos Mustelídeos, das regiões boreais da Europa e Ásia, relacionado às martas e zibelinas, tendo, porém, constituição pesada e tamanho maior, assemelhando-se a um pequeno urso.

 sedentos:
se.den.to 
adj (sede2+ento11 Que tem sede; sequioso. 2 Que tem grande desejo; ávido.S. de sangue: diz-se da pessoa sanguinária.
argila:
ar.gi.la 
sf (lat argilla1 Barro empregado na cerâmica: silicato hidratado de alumínio com várias impurezas, resultantes da decomposição de outros silicatos. 2 O que se quebra facilmente. A. figulina: a. magraA. gorda: barro próprio para moldagens e cerâmica fina; argila que contém pouca sílica. A. magra: barro próprio para tijolo. A. petrolífera: argila que contém petróleo, proveniente de terrenos petrolíferos. A. plásticaa. gordaA. pura: o mesmo que caulimA. refratária: argila empregada no fabrico de objetos refratários.
pântano:
pân.ta.no 
sm (cast pantano) Porção de terreno, junto às margens dos pequenos e grandes cursos d’água, coberto de vegetação e uma delgada camada de águas paradas; atoleiro, lodaçal, paul.
precipitações: 
pre.ci.pi.ta.ção 
sf (lat praecipitatione1 Ato ou efeito de precipitar ou de se precipitar. 2Qualidade de precipitado. 3 Pressa demasiada no movimento, no procedimento, na ação; açodamento. 4 Rapidez demasiada em se tomar uma decisão; inconsideração, irreflexão. Quím e Fís V precipitado, acepção 2. MeteorProduto da condensação da umidade atmosférica depositado no solo (chuva, neve etc.). Meteor Quantidade de chuva caída.
 bradou:
bra.dar 
(lat vulg *balaterarevtd 1 Dizer em brados ou em alta voz: Da tribuna, bradou que estava contra o governo. No meio da praça bradava às turbas que deporia o presidentevtd e vti 2 Chamar ou pedir em altas vozes: "Chanceler! bradou o monarca" (Alexandre Herculano). O povo bradava por justiça e reparaçãovint 3 Gritar: Em vão, bradava nas trevasvtd 4Divulgar em altas vozes, pregoar: Bradou publicamente mil infâmias do seu antagonistavint 5 Bramir, rugir: Bradam os mares com o furor da tempestade.
desobediência:
de.so.be.di.ên.cia 
sf (desobediente+ência1 Ação de desobedecer. 2 Falta intencional de obediência. 3 Transgressão de uma ordem. 4 Hábito de desobedecer; o oposto de obediência. Sin: inobediência.
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=bradar
enlevado:


Lições importante para a vida:

- Desejo dar-te forma por amor, não por ódio. Sofrerás o calor do forno para que te faças belo e útil ... 

No planeta Terra ainda sofremos os dores das provas e expiações, mas se procurarmos seguir os ensinamentos de Cristo com amor, entendimento e dedicação chegaremos à beleza e utilidade de espíritos mais evoluídos.


Sem sacrifício e sem disciplina, ninguém se eleva aos planos da vida superior.

Precisamos, estudar, trabalhar, nos esforçar com disciplina e perseverança no caminho do bem para evoluirmos.

Dica Legal:
O Texto pode ser contado com suas palavras;
pode ser lido com entonações de vozes diferentes;
pode ser lido apenas;
pode ser entregue às crianças para que elas leiam e interpretem;
Entretanto, cada uma das opções acima requer o preparo anterior do evangelizador.
E a forma escolhida deve ser aquela que melhor se adéqua à sua faixa etária, por exemplo:
Berçário: Contação de História é mais adequado.
Pré-mocidade: Leitura e interpretação de texto cai bem.

Agora vou compartilhar o recurso visual utilizado para esta história confeccionado em EVA:


O Barro Desobediente


O Pote de Laboratório.


A Ânfora de Perfume.


O Prato.


O Vaso para Água.


O EVA é um material de fácil acesso e uso, entretanto é frágil, com a opção do palito o manuseio feito pela criança não fica tão comprometido.


Espero que gostem das sugestões.
Obrigada Senhor!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barrinha

Encontre o que você precisa pelos Tags do meus Marcadores: