Posts Recentes

Sigam-me, os bons!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Evangelização Infantil e Juvenil - Oficina de Criatividade para Evangelizadores e Blogs que indico.


Paisagem a caminho de Araguari-MG

Evangelizadores

Alguns ingredientes são necessários para uma boa evangelização, são eles:

Amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo;
Amar e ser afetuoso com as crianças;
Ter vontade de ensinar o conteúdo de forma diferente;
Estudar e pesquisar;
Gostar de ler
Oficina de Criatividade para aulas de Evangelização

Algumas considerações sobre criatividade.

Criatividade é um presente que Deus ofertou a todo e qualquer espírito, isto é, todos nós espíritos encarnados ou desencarnados possuímos criatividade. Ao contrário do que muitos acreditam a criatividade não é pertencente exclusivamente ao campo das artes, em qualquer situação da vida a criatividade se faz necessária. Ser criativo faz tão parte da formação física e espiritual do ser humano quanto é o ato de respirar para o encarnado como de gravitar para o desencarnado, isso mesmo, ser criativo é natural. Creio que agora algumas justificativas irão pontuar nosso encontro. E sei que a primeira é esta: “Mas eu não consigo fazer nada.” “Eu não sei criar.” “Eu não gosto de trabalhos manuais.” “Eu sou uma negação com essas coisas.”  E por aí vão muitas e muitas outras frases prontas, com objetivo de explicar, justificar, enganar..., mas creiam essa não é uma verdade. E para falar mais sobre criatividade vou tomar emprestada a parábola dos talentos, o evangelho nos trás a parábola assim:
 Porque assim é como um homem que, ao ausentar-se para longe, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens. E deu a um cinco talentos, e a outro dois, e a outro deu um, a cada um segundo a sua capacidade, e partiu logo. O que recebera pois cinco talentos, foi-se, e entrou a negociar com eles e ganhou outros cinco. Da mesma sorte também o que recebera dois, ganhou outros dois. Mas o que havia recebido um, indo-se com ele, cavou na Terra, e escondeu ali o dinheiro de seu senhor. E passando muito tempo, veio o senhor daqueles servos, e chamou-os a contas. E chegando-se a ele o que havia recebido os cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, tu me entregastes cinco talentos; eis aqui tens outros cinco mais que lucrei. Seu senhor lhe disse: Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel nas coisas pequenas, dar-te-ei a intendência das grandes; entra no gozo do teu senhor. Da mesma sorte apresentou-se também o que havia recebido dois talentos, e disse: Senhor, tu me entregaste dois talentos, e eis aqui tens outros dois que ganhei com eles. Seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel, já que fostes fiel nas coisas pequenas, dar-te-ei a intendência das grandes; entra no gozo de teu senhor.
            E chegando também o que havia recebido um talento, disse: Senhor, sei que és homem de rija condição; segas onde não semeaste, e recolhes onde não espalhaste; e temendo me fui, e escondi o teu talento na Terra; eis aqui tens o que é teu. E respondendo o seu senhor, lhe disse: Servo mau e preguiçoso, sabia que sego onde não semeei, e que recolho onde não tenho espalhado. Devias logo dar o meu dinheiro aos banqueiros, e, vindo eu, teria recebido certamente com juro o que era meu. Tirai-lhe, pois, o talento, e dai ao que tem dez talentos. Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; e ao que não tem, tirar-se-lhe-á até o que parece que tem. E ao servo inútil, lançai-o nas trevas exteriores: ali haverá choro e ranger de dentes. (Mateus, XXV: 14-30).
http://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-16-servir-a-deus-e-a-mamon/parabola-dos-talentos/
Vamos entender aqui o Talento com a mesma equivalência da Criatividade. O Senhor equivalente a Deus nosso criador. Os Servos equivalente a nós filhos de Deus. Ao reencarnarmos cada um de nós recebemos criatividade, e eu pergunto, recebemos igualmente? Não. Por quê? Simples, porque sendo Deus justo os talentos serão distribuídos de acordo com o merecimento e sabemos que cada um de nós possuímos elevação espiritual diferenciada, já que estamos em escalas evolutivas diferentes. Depois que reencarnamos o que fazemos e onde empregamos nossa criatividade/talento dependerá da necessidade evolutiva e do livre-arbítrio de cada um de nós, entretanto nos será cobrado, sobre o que fizemos com o talento recebido.
Acreditar que não somos criativos é o mesmo que negar os talentos recebidos de Deus, e pior, enterrá-los, assim como fez o mal servo na parábola, e como somos espíritas cremos que em cada reencarnação evoluímos mais um pouco, e essa evolução é também cumulativa, isto é, se estamos evoluindo sempre, estamos aprendendo e nos aperfeiçoando cada dia mais. Assim também acontece com a criatividade, quanto mais desenvolvemos nossa criatividade, mais seremos criativos. Tomem como exemplo o que a humanidade produziu no século passado e no século atual, toda a história da humanidade comprova a evolução, a cada geração o ser humano está mais criativo.
Em sentido mais profundo a criatividade é uma energia interior que todos nós possuímos e nos faz produzir criativamente e podemos usá-la tanto para o bem quanto para o mal. Se criarmos algo que contribuíra para o bem comum, para auxiliar, para engrandecer todo e qualquer ser humano, estamos usando a criatividade para o bem, assim como uma cozinheira cria pratos deliciosos para alimentar, ela poderá criar alimentos não saudáveis ou contaminados para prejudicar.
O tema nos sugere muitas outras discussões e considerações posteriores e eu convido cada evangelizador a ler, pesquisar, pensar e compartilhar suas opiniões e dúvidas a respeito para que possamos ampliar cada vez mais nossos conhecimentos. Para isso deixo meus contatos e podemos assim nos organizarmos quinzenalmente com textos para discussões.



Oficina de Criatividade para aulas de Evangelização

Cronograma – Sábado 19/01/20013

Atividade Criativa 1
Cartaz com Moldura
Atividade Criativa 2
Recursos para contação de histórias
- Painel de TNT (não tecido)
- Imagens em Palitos
Atividade Criativa 3
Carimbos reciclados
Atividade Criativa 4
Desenhos livres com giz de cera
Durante toda a oficina iremos trabalhar com recursos simples e de fácil acesso, priorizando a criatividade ao usá-los. Afinal recursos didáticos bem aproveitados auxiliam no dinamismo da aula e em uma melhor memorização/aprendizado do conteúdo.
Algumas palavras serão importantes durante todo o encontro:
Autoestima x Ação
Conteúdo Evangélico + Arte
Arte x Sensibilidade x Evangelização
Produção x Exposição

Atividade criativa para próximo sábado

Desafio: Você recebeu um saquinho contendo alguns materiais, deverá levá-lo para casa e confeccionar algo criativo, qualquer objeto. Durante a semana deverá pensar, construir, registrar, algo que seja criativo usando todos os materiais.
Processo Criativo:
- Pensar
- Imaginar
- Tentar produzir algo

Neste momento é importante considerar alguns fatos, tais como: O que pensou em fazer? Porque pensou nisto? Pesquisou na internet, TV, revistas, livros? Conversou cm outras pessoas sobre esta atividade? Os materiais recebidos aguçaram sua criatividade?  Porque? Como foi o processo, o caminho percorrido desde o momento em que você recebeu os materiais? E para você como foi o resultado? Quero saber também se você gostou do processo de fazer, do resultado, de fazer e do que fez? Aproveite e deixe aqui sugestões para uma próxima oficina:


Traga qualquer objeto engraçado para você usar na próxima aula, pode ser algo feito por você.

Vamos contribuir com nosso planeta, use os versos das folhas para fazerem anotações.

Obrigada!



Alguns Blogs Super Legais.

✿ ܓ Sementinha Espírita
http://sementinhaespirita.blogspot.com.br

Sejam Bem Vindos!!! 
Evangelizo no Amigo Germano(Associação Beneficente Amigo Germano - ABAG) em Catanduva/SP. Postarei aulas diferentes para diversas idades, baseada nas obras básicas, com uma visão mais dinâmica e criativa, afim de encantarmos nossos evangelizandos. Abraços fraternos



Evangelizar e saber amar

Baseadas nas lições de Jesus sob ótica espírita, transmitidas ás crianças do Viva Vida Kardec -Recanto das Emas -DF.

http://evangelizaresaberamar.blogspot.com.br/


Quem sou eu

Minha foto
Sou evangelizadora do Grupo Espírita Joana D"arc da cidade de Campos-RJ. Evangelizo crianças na faixa etária de 9 e 10 anos.

http://aartenaevangelizacaoespirita.blogspot.com.br


http://evangelizacao.espirita.nom.br/







Um comentário:

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá minha querida! Vim retribuir o carinho da tua visita, obrigada!! Parabéns pelo lindo trabalho de evangelização e pelas criatividades lindas!! Que Jesus continue abençoando vocês. Abraçoss

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barrinha

Encontre o que você precisa pelos Tags do meus Marcadores: