Posts Recentes

Sigam-me, os bons!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mato Grosso - Colíder - Aí vou eu...


Localização de Colíder

No mapa Colíder é esta mancha vermelha.


Colíder

História

A ocupação das terras da região ocorreu no tempo dos incentivos fiscais e projetos do Governo Federal da década de setenta. Quando os soldados do 9º BEC ainda rasgavam a BR 163, Raimundo Costa Filho decidiu colonizar a região, nela entrando no sentido leste-oeste.
Raimundo Costa Filho já tinha experiência em colonização no Estado do Paraná, e em 1973 chegou a Mato Grosso. Sobrevoou a região e adquiriu extensa área de terras. Seguiu o picadão do 9º BEC, acompanhado de topógrafos e iniciou a medição da área. Luiz Marques da Silva mudou-se então para o lugar da futura cidade de Colíder, que inicialmente foi denominada de Cafezal.
 A criação oficial do patrimônio de Cafezal se deu a 07 de Maio de 1973, considerando o dia do aniversário de Colíder, com o erguimento de um ranchão, que passou a servir de dormitório, armazém, enfermaria e pensão.
Era tal a procura de terras que, em 1974, quase toda a Gleba Cafezal já havia sido ocupada. Programou-se, então, a cidade.
A povoação cresceu, passando à denominação de Colíder, utilizou-se das iniciais da palavra Colonizadora Líder (Co + líder), cujo significado descrevia que ali nascia uma unidade social de grande importância ao lado de outra, pois na época, Ênio Pipino já desenvolvia uma colonização de vulto naquela região, estabelecendo Sinop como sede dos empreendimentos. Colíder vinha a ser, então, uma outra Sinop. Os colonizadores tencionavam criar uma estrutura tal que justificasse o seu nome de liderança.
Em 18 de Dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº. 4.158, foi criado o município de Colíder, que se tornou famoso devido à produção agropecuária e também aos garimpos nas décadas de 80 a 90; passando pelo processo de extração de madeiras e, por conseguinte a pecuária e a industrialização através de frigoríficos e curtume, atividades do comércio e prestação de serviços.

Geografia
Localizada as margens da MT 320 e a 32 km a esquerda da BR-163, situada em um ponto estratégico do Norte Mato-grossense, Colíder está a 650 km de Cuiabá, a 180 km da divisa com o Pará. É apontado como pólo microrregional, compreendendo 11 municípios, que englobam uma população de aproximadamente 170 mil habitantes.

Economia
Tendo a agropecuária como a maior vocação, Colíder tem um rebanho bovino de aproximadamente 400 mil cabeças. Agroindústrias da cadeia pecuária estão aqui instaladas, como dois laticínios com capacidade de industrializar 150 mil/litros/dia; Curtume com capacidade de processamento de 4 mil peles bovinas ao dia; Dois frigoríficos com capacidade instalada de abate/dia de aproximadamente 1.800 cabeças, Fábricas de Rações e sais minerais, um abatedouro para atender os pequenos produtores, entre outros. A agricultura também está em crescimento, com área plantada na safra 2007/2008 de aproximadamente 3 mil hectares de arroz e milho.
Dentre os 141 municípios que compõem o Estado de Mato Grosso, Colíder é o 5º. Município em expedição de documentos, dentre os quais, destacam-se o número de Notas Fiscais emitidas e GTA (Guia de Transporte Animal) emitidas pelo INDEA – Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura Municipal. 

Agricultura familiar
Na agricultura familiar temos uma produtividade significativa de produtos hortifrutigranjeiros, que são comercializados pela Associação dos Feirantes, nas feiras livres que acontecem todas as quartas e sábados, proporcionando aos pequenos agricultores, fomento, trabalho e emprego, fortalecendo e valorizando a produção de produtos orgânicos.
Na fruticultura, possui uma área de aproximadamente 54 hectares de caju e 106 hectares de maracujá que são produzidos no município e comercializados pela Cooperativa COOPERNOVA.
Comércio
Colíder conta com um comércio forte e diversificado. Cerca de 1.300 empresas de segmentos variados estão instaladas na área central e no setor industrial, que foi ampliado recentemente para agregar mais 19 empresas. Foi o primeiro município no Estado de Mato Grosso a implementar no âmbito municipal a Lei geral das micro e pequenas empresas. A atual gestão promoveu uma revisão no código tributário do município que resultou na criação da lei de redução de alíquotas às micro e pequenas empresas.
Essa é uma das razões que classificam Colíder entre as 20 cidades de Mato Grosso com melhores indicativos econômicos.

Indústrias
Colíder está na rota do crescimento. Os investimentos no município não param. Uma indústria de bio-combustível, que utiliza sebo como matéria-prima, foi inaugurada em 2008, com capacidade de processar 100.000 mil/litros/dia. Uma segunda indústria está em fase final de implantação e utilizará derivados do “sebo e o Pinhão Manso. O grupo investirá também numa Fábrica de Ração e de Fertilizantes. A fábrica de ração animal utilizará o farelo de soja e girassol. Com a consolidação dos complexos industriais, serão gerados aproximadamente 12.500 empregos diretos e indiretos no município e região.
Mantém ainda parcerias com importantes órgãos como Senai, Sebrae, Senac. Dispõe de quatro agências bancárias.





Cachoeira Mercúrio




Artesãs 

Esta pequena pesquisa é pra conhecer melhor um pouquinho do lugar onde provavelmente mudarei nos próximos meses.
Algumas mudanças a caminho.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget

Barrinha

Encontre o que você precisa pelos Tags do meus Marcadores: