Posts Recentes

Sigam-me, os bons!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Três aventais para mil e uma histórias


Os aventais são de tamanhos diferentes pois aproveitei sobras de feltro que havia na escola.
Os recortei e a costureira fez o acabamento com viés.


O Croqui

Este é um desenho rápido que serve para registrar os principais traços de uma imagem vista e ou uma ideia como foi o caso deste projeto, não é nem de longe um trabalho de artista, entretanto a maioria dos artistas utilizam o desenho seja ele com projeto ou obra final, como amo desenhar estou sempre fazendo um risco, rabisco, croqui ou esboço, existem muitas classificações mas ele é legal porque é o primeiro passo de realizar o que está somente na ideia e com ele visualizamos o que poderá vir a ser.
E o melhor que ele é pessoal como nossa letra cada um tem o seu e pode fazer como quiser...
Vale a pena fazer quem ainda não começou comece.


Eis os aventais no varal.
Este projeto foi feito para a escola de educação infantil Emei Jean Piaget, onde sou educadora infantil.
O objetivo principal é que os profissionais da escola os utilizem em diversas histórias adaptando-as de acordo com a necessidade.
Pensando nisso é que cada avental atenda a uma temática especifica, como um cenário pré elaborado para que a história a ser contada seja adaptada ao cenário existente.



O avental cor de rosa possui um cenário de reino encantado, com castelo, árvore grande, rio, jardim e uma pequena casinha que tanto pode ser de um vilão ou um camponês.





Os personagens serão construídos de acordo com a história a ser contada.

A modelo é minha amiga Rose, obrigada por tudo.
Vejam como fica bom o caimento do avental cenário.


O avental Azul foi confeccionado priorizando a temática de floresta e pode ser bem aproveitado em histórias de vários bichos que moram na floresta, usei casinhas diferentes e destaco minha fala para as árvorezinhas que remetem às paisagens europeias devido à imagem dos pinheirais, mas que na verdade foi um resgate dos meus desenhos de árvores da infância e esse projeto me rendeu enorme prazer.
Quero mencionar também que intencionalmente fiz imagens diferenciadas para que tanto profissionais quanto educadores possam salientar as diversas possibilidades de representações diferenciadas de uma mesma situação, afinal existem inúmeras formas e formatos diferenciados de árvores e folhas como também cada criança faz a representação do sol com nuvens de forma e cores diferenciadas.
A arte é liberdade de expressão.
Molde é necessário para reprodução.
A liberdade é fundamental para a criação.






O avental verde priorizou a temática Rio, e este pode ser usado para  nas histórias de preservação do meio ambiente, lembrando que são sugestões pequenas de uso que serão ampliadas diariamente por profisssionais no cotidiano escolar.



As diferentes tonalidades de nuvens são para representar o céu durante a passagem da noite para o dia, e quando ele estava no varal, minha filha chegou e disse: " -Mãe esse é o meu preferido, o sol vai dormir e as nuvens vão da branca para amarela, depois rosa e roxa até chegar de noite com a azul bem escura."
Acreditem fiquei emocionada, que marejei os olhos, ela só tem seis anos aí me lembrei que estou sempre mostrando a mudança das cores no céu para meus filhos.





Falta o amarelo que virá no próximo post.
Aguardem.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget

Barrinha

Encontre o que você precisa pelos Tags do meus Marcadores: