Luiz Gonzaga do Nascimento[Nota 1] (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi umcompositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.
Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias[carece de fontes], ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950)
Neste ano a Festa Junina da Emei Jean Piaget homenageia Luiz Gonzaga em seu ano de centenário. Esse projeto oportuniza trabalharmos na Educação Infantil, cultura popular regional, costumes, historiografia, músicas e muito mais.
Essa pequena pesquisa inicia uma serie de posts referentes à nossa Festa Junina da Emei Jean Piaget.
Essa pequena pesquisa inicia uma serie de posts referentes à nossa Festa Junina da Emei Jean Piaget.
As imagens abaixo são de alguns artistas que também tiveram Luiz Gonzaga como inspiração e o Homenagearam:
Óleo sobre tela “Luiz Gonzaga”, de Eliardo França
Um comentário:
Olá Drucilla, muito obrigada pela visita e pelas palavras tão gentis. Seus trabalhos são lindos e obrigada por fazer essa homenagem ao Luiz Gonzaga, sou pernanbucana e ai sou suspeita para falar, mas ele merece, não só por divulgar nossa música mas como ser humano que foi. Te ofereço selinho de sapekinhas, fique a vontade. Que Jesus te ilumine nessa missão tão sublime que é ensinar, parabéns. Um 2013 repleto de realizações, saúde, alegrias e amor. Um abraço carinhoso, Maria Sônia
Postar um comentário