Posts Recentes

Sigam-me, os bons!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Repasse Importante do Blog Elo 7


Bom Dia!

Recebi por e-mail o link desta postagem do blog Elo 7, fui lá conferir e vi que o post é bom e vale ser lido e compartilhado, então trouxe pra cá com o objetivo de divulgar e oportunizar para o maior número possível de pessoas. 


Guia completo para enviar produtos pelos Correios

Fez sua primeira venda online e ficou confusa na hora de enviar seus produtos para o cliente? A gente garante que é muito fácil, mas como tudo na vida, tem seus segredinhos. Vem com a gente aprender como enviar seus produtos pelos Correios!
O processo de envio dos produtos é formado basicamente de 4 etapas:
  1. Embalagem interna
  2. Embalagem externa
  3. Envio
  4. Rastreamento
1. Embalagem interna
A embalagem interna é responsável por duas coisas muito importantes: o diferencial da sua loja e a proteção do seu produto.
Quando falamos de diferencial, é aquele elemento que irá junto com seu produto que irá causar um encanto a mais no seu cliente. Tem artesão que usa essência, dá brindes, coloca docinhos, vales promocionais ou até mesmo um bilhetinho, mostrando que aquela peça foi feita artesanalmente e pensando no cliente o tempo todo. Mas cuidado: todo e qualquer mimo deve estar dentro dos cálculos de preço do seu produto e não deve ser muito grande ou pesado, para não aumentar o valor do frete.
Agora, não adianta nada encher o cliente de carinho se o produto que ele comprou chegar danificado, né? Então analise seu produto e pergunte-se quais precauções você pode tomar para fazer da sua embalagem interna uma proteção para sua peça. Abuse do plástico-bolha, papel de jornal ou revista picado, retalhos de tecido, bolinhas de isopor, espuma… A forma de proteger vai depender do tipo de produto que você vende. Se forem doces artesanais, então, todo cuidado é pouco! Muitas artesãs que trabalham com esse tipo de produto desenvolvem ou compram embalagens próprias para conservar e proteger cupcakes, cookies, chocolates, lembrancinhas e tudo mais!
2. Embalagem externa
O valor do frete é calculado a partir do volume do pacote, do peso e do tipo de frete que você escolher. Com esses dados em mãos, você pode estimar o valor do frete antes mesmo de ir à agência, neste link dos Correios.
volume é calculado a partir das dimensões do pacote. Depois de embalado, meça o comprimento, a largura e altura da embalagem, tudo em centímetros.
Há tipos de embalagens e medidas permitidas para envio pelos Correios, clique aqui para conferi-las. Se sua embalagem for muito maior do que o produto, ele vai ficar “sambando” durante toda a entrega e não haverá proteção interna que segure – além de aumentar o valor do frete. Se for muito pequena, pode não ser permitido seu envio. O ideal é que as embalagens externas sejam ligeiramente maiores que os produtos e resistentes, para aguentar o trajeto com segurança.
Reaproveite embalagens de papelão que você tem em casa, compre em papelarias ou empresas especializadas caixas que tenham tamanho ideal para armazenar seus produtos. Dica: comprar a embalagem dos Correios na hora do envio parece ser prático, mas o valor é muito mais elevado. ;) Papel pardo também é um grande aliado e ajuda a deixar o pacote mais protegido. É legal também porque dá para esconder marcas e nomes se você estiver reutilizando caixas.
Para calcular o peso, use uma balança daquelas de cozinha mesmo (veja foto acima). Elas são baratas e fáceis de encontrar. Lembrando que é só para estimar o valor. Ele pode variar para mais ou para menos quando você chegar na agência dos Correios. Se você tem Conta Pro com Moip habilitado, dá pra estimar o valor do frete no próprio site do Elo7.
3. EnvioProduto protegido e embalado? É hora de colocar o endereço de quem está enviando (remetente) e de quem irá receber o pacote (destinatário). Em caixas, um deve ficar na frente da caixa (veja foto acima) e o outro no verso. Assim sobra espaço para as etiquetas que o funcionário da agência dos Correios irá colocar. Em envelopes, o remetente deve ficar sempre no lado da aba (lado aberto) e o destinatário no verso. Veja as formas de endereçamento no site dos Correios, clicando aqui.
Você pode escrever à mão, usar o nosso freebie para ficar mais bonito ou se você tiverConta Pro com Moip habilitado em sua loja no Elo7, além de desconto no valor do frete, o endereço é enviado para você por email já no formato padrão dos Correios. É só imprimir o papel e colar na caixa. Prático, né? Saiba mais sobre este benefício para os elosetters em nossa ajuda, clicando aqui.
Uma dica para deixar a embalagem e os dados mais seguros é usar aquela fita adesiva mais larga (fitão) transparente em toda a volta do pacote e também em cima do endereço. Isso evita que os dados sejam apagados ou arrancados no transporte.
Lembra que no item 2 falamos que o tipo de frete também influencia no valor? Pois bem, nos Correios estas são as principais formas de envio de encomendas:
PAC
O PAC é o serviço de encomenda mais econômico, mas tem prazo de entrega maior do que os outros tipos de envio. Um pacote pode levar, de 3 a 10 dias úteis para chegar em seu destino, aproximadamente. Dependendo da localidade, pode demorar muito mais. Ele tem código de rastreio e se você declarar o valor na hora da postagem, receberá uma indenização por atraso da entrega de 30% do valor declarado. Saiba mais sobre o PAC no site dos Correios, clicando aqui. Embalagem: só é possível enviar produtos em caixas.
SEDEX
É a forma mais rápida de envio, e tem até mesmo outras formas mais ágeis, como oSEDEX10 (pacote chega no destinatário até as 10h da manhã do dia seguinte) e o SEDEX Hoje (produto chega no mesmo dia). O SEDEX normal costuma chegar entre 1 e 3 dias úteis, mas também pode demorar um pouco mais dependendo da localidade. Também tem indenização por atraso da entrega e código de rastreio. Saiba mais sobre SEDEX no site dos Correios, clicando aqui. Embalagem: o envio pode ser feito por caixas ou envelopes padronizados.
E-Sedex
Essa modalidade está disponível para grandes empresas, que têm alto volume de entregas. É feito um contrato entre a empresa e os Correios, que diminui consideravelmente o valor do frete. Aqui no Elo7 nós temos esse contrato e disponibilizamos para todos os artesãos com Conta Pro e Moip habilitado, assim você pode ter até 60% de desconto no valor do seu frete, aumentando suas vendas! Saiba mais sobre o frete com desconto do Elo7 e Correios em nossa ajuda, clicando aqui.
Escolha a melhor forma de envio para seus produtos e utilize o simulador dos Correios para ter ideia dos prazos e valores para cada envio!
Guia básico para enviar produtos pelos CorreiosAcompanhamento de envio de produtos no ateliê da Lucotinha
4. Rastreamento
Depois de postar seu produto, você vai receber um comprovante. Guarde-o até a confirmação do recebimento pelo cliente. Você pode confirmar que um produto foi entregue através do código de rastreio, que está impresso nesse comprovante.
No Elo7, dá para acompanhar o envio do produto pelo próprio site, cadastrando o código no pedido, clique aqui para saber como fazer na sua loja. Você pode também acompanharpelo site dos correios, nessa página. É só digitar o código de rastreamento no campo indicado e saber se já foi entregue ou em qual localidade ele está.
Dica quentíssima (da loja Flor de Cris): Se você usa o Google Chrome como navegador, dá para baixar esse aplicativo* e acompanhar em tempo real o status das suas entregas. Legal, né?
Além de acompanhar o processo, a gente recomenda enviar um email para seu cliente assim que o produto chegar, perguntando o que achou do produto e se colocando à disposição para demais esclarecimentos. É gentil e conta muitos pontos no atendimento, que pode te ajudar a ter avaliações positivas e aumentar a confiabilidade da sua loja para novos clientes! Saiba tudo sobre avaliações nesse post.
Gostou das nossas dicas para envio de produtos pelos Correios? É o principal serviço de entrega do Brasil, mas infelizmente não dá para mandar tudo por ele. Confira aqui quaisprodutos os Correios não transportam e os limites de dimensões e pesos.
Veja mais dicas para iniciantes no Guia do Vendedor e nos posts abaixo:
*Aplicativo não desenvolvido pelo Elo7

Elisa Dantas

Editora do blog do Elo7 e fã número 1 dos artesãos que fazem parte dessa comunidade incrível de criativos. Compartilha o amor pelas costurices em seu blog, A Costureirinha, onde une suas duas maiores paixões (depois dos gatos, é claro): costurar e escrever.

Um comentário:

Eliane C. Rodriguês disse...

MUITO LEGAL AMIGA, SEMPRE QUE TENHO QUE ENVIAR ALGUMA COISA, PREMIOS, TROCAS, SORTEIOS, É MEU MARIDO QUE FAZ... EU NUNCA FUI ATÉ OS CORREIOS, ELA JA TEM AS MANHAS DE EMBALR


BJUS
LIH

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barrinha

Encontre o que você precisa pelos Tags do meus Marcadores: