Posts Recentes

Sigam-me, os bons!

domingo, 17 de junho de 2012

Festa Junina na Emei Jean Piaget - Tema Centenário Luiz Gonzaga


Luiz Gonzaga do Nascimento[Nota 1] (Exu13 de dezembro de 1912 — Recife2 de agosto de 1989) foi umcompositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.
Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfonazabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival CaymmiGilberto GilRaul SeixasCaetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias[carece de fontes], ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950)

Neste ano a Festa Junina da Emei Jean Piaget homenageia Luiz Gonzaga em seu ano de centenário. Esse projeto oportuniza trabalharmos na Educação Infantil, cultura popular regional, costumes, historiografia, músicas e muito mais.
Essa pequena pesquisa inicia uma serie de posts referentes à nossa Festa Junina da Emei  Jean Piaget.



As imagens abaixo são de alguns artistas que também tiveram Luiz Gonzaga como inspiração e o Homenagearam:
    Óleo sobre tela “Luiz Gonzaga”, de Eliardo França


Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget

Barrinha

Encontre o que você precisa pelos Tags do meus Marcadores: