Posts Recentes

Sigam-me, os bons!

domingo, 17 de junho de 2012

Festa Junina na Emei Jean Piaget - Tema Centenário Luiz Gonzaga


Luiz Gonzaga do Nascimento[Nota 1] (Exu13 de dezembro de 1912 — Recife2 de agosto de 1989) foi umcompositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.
Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfonazabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival CaymmiGilberto GilRaul SeixasCaetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias[carece de fontes], ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950)

Neste ano a Festa Junina da Emei Jean Piaget homenageia Luiz Gonzaga em seu ano de centenário. Esse projeto oportuniza trabalharmos na Educação Infantil, cultura popular regional, costumes, historiografia, músicas e muito mais.
Essa pequena pesquisa inicia uma serie de posts referentes à nossa Festa Junina da Emei  Jean Piaget.



As imagens abaixo são de alguns artistas que também tiveram Luiz Gonzaga como inspiração e o Homenagearam:
    Óleo sobre tela “Luiz Gonzaga”, de Eliardo França


Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barrinha

Encontre o que você precisa pelos Tags do meus Marcadores: